terça-feira, 7 de julho de 2009

Considerações sobre o TP3

No desenvolver da história da humanidade, foram criados diferentes textos. Tais textos foram se modificando, ampliando-se, tornando-se um dos meios mais importantes de interação entre os homens.
A interação ocorre de uma simples conversa informal a uma leitura de um livro. Tanto na parte oral ou na escrita, com quem se conversa, o que se escuta ou o que se lê, tais situações geram diferentes textos, ricos em variedades discursivas, intenções entre falantes e ouvintes, escritores e leitores. Esses textos organizam-se através de gêneros.
Mas, afinal o que são gêneros textuais? São realizações linguísticas concretas, orais ou escritas, que surgem da necessidade de comunicar-se. O que determina o gênero? Pode ser a forma, a função, o suporte ou o ambiente em que eles aparecem.

São exemplos de gêneros textuais: bilhete, certidão de nascimento, cartão postal, fábula, romance, bula de remédio, classificados, histórias em quadrinhos, parlendas, rótulos, crônica, novela, artigo, e-mail, discursos políticos, piadas, cardápio, receitas, músicas, telefonema, horóscopo, notícia, anúncio publicitário, anotações, entre outros.

Tais gêneros devem fazer parte do trabalho em sala de aula, pois podem significar o estabelecimento de condições de melhoria de ensino e aprendizagem da língua. É através do estudo de gêneros que o sujeito torna-se capaz de utilizar a língua de modo variado para produzir diferentes efeitos de sentido e adequar o texto a diferentes situações de prática oral e escrita.

Assim, todo o ensino comprometido com o exercício da cidadania deve propiciar situações para que o educando desenvolva sua competência discursiva.

Portanto, o trabalho com gêneros textuais é importantíssimo, pois os textos tanto orais quanto escritos , estão impregnados de pontos de vista sobre o mundo e, esta interlocução desenvolverá as habilidades de leitor, escritor, falante e ouvinte de uma língua.

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