terça-feira, 7 de julho de 2009

Relatório II - TP3

O "Avançando na prática" escolhido para aplicação foi o da unidade 12 da seção3 do TP3. A atividade "Transposição de gêneros textuais" foi realizada pelos alunos da rede municipal e particular do município de Capinzal.

Segundo o relato das cursistas, percebeu-se que todas iniciaram o trabalho com a apresentação de uma receita culinária e exploraram as características desse gênero: a constituição dele (título, ingredientes, modo de fazer ou preparo), o uso dos verbos no imperativo, o rendimento, dicas de preparo e a linguagem clara e objetiva.

De maneira geral, os alunos envolvidos nessa atividade não apresentaram dificuldades com a receita culinária, pois muitos deles já fizeram uma receita culinária ou ajudaram a mãe no preparo de um prato.

Em seguida, as professoras começaram o trabalho com a receita poética. Distribuiram algumas receitas retiradas da obra "Receita de olhar" de Roseana Murray (Receita de pão, Receita de espantar a tristeza, Receita de inventar presentes, Receita de desamarrar nós"). As professoras Marisa, Noemi, Angela e Miriam que desenvolveram o avançando na prática com as turmas de 5ª séries trabalharam também com uma outra receita intitulada "Receita de proteção à natureza"(autor desconhecido) retirada de um livro didático.

Durante a exploração de tal gênero, as professoras observaram que os alunos tiveram dificuldade em entender algumas das receitas de Roseana Murray e interferiram nesse momento.

Para concluir, todas solicitaram a produção de uma receita poética. Foram sugeridos os temas propostos no avançando, mas alguns alunos optaram por outros temas. O namoro, o futebol e o meio ambiente foram os temas mais escolhidos pelos alunos.

Tanto as professoras-cursistas quanto os alunos gostaram da atividade. Segundo elas, os educandos tinham conhecimento prévio do gênero textual.
Nas produções, alguns alunos não conseguiram desenvolver um olhar especial em relação aos temas propostos, ou seja, não escreveram de forma poética.

De maneira geral, o trabalho foi bom. Os alunos perceberam que é possível empregar características do gênero textual "receita culinária" e obter uma receita singular, original e poética que, diferente das demais não agrada ao paladar, mas desperta a emoção.

Algumas receitas:






























Nenhum comentário:

Postar um comentário