terça-feira, 14 de julho de 2009

Oficina III - Versões - Circuito Fechado

Num segundo momento do encontro, as cursistas foram convidadas a refletir sobre as ideias do texto Circuito fechado" de Ricardo Ramos e a aprofundar a compreensão desse texto.
Após a leitura do texto, as professoras em duplas conversaram sobre as ideias do texto. Em seguida, no grande grupo discutiram pontos importantes sobre ele, entre eles: as referências ao cotidiano de um adulto fumante com hábitos e rotina de uma pessoa de classe média alta (procedimentos de higiene, objetos de uso pessoal e profissional, utensílios domésticos, o perfil dos fumantes). Destacaram também a importância dos conhecimentos prévios que o leitor recupera no momento de leitura e o quanto essas informações são necessárias à compreensão do texto. Além disso, comentaram sobre a função da pontuação para a coerência do texto: as vírgulas para separar ações de uma mesma cena e o ponto final indicando a mudança de cena.

Na sequência, as professoras produziram um texto nos moldes do "Circuito Fechado" de Ricardo Ramos.

Cada dupla escolheu uma profissão e citou os hábitos, costumes e utensílios utilizados no dia-a-dia de uma pessoa que tem determinado emprego.Para finalizar, cada dupla apresentou o seu "Circuito Fechado" para o grupo adivinhar a profissão da personagem.


Alguns textos das cursistas:








Nenhum comentário:

Postar um comentário