terça-feira, 14 de julho de 2009

Relatório VI

Grande parte do grupo de professoras optou por desenvolver o "Avançando na prática" que contempla a organização de um texto.
Hoje quero destacar o relatório de algumas cursistas.


A professora Miriam trabalhou com a fábula "O ratinho, o gato e o galo" de Monteiro Lobato. Em grupos, os alunos receberam o texto separado em trechos embaralhados. Cada grupo teve o desafio de organizar a ordem correta dos trechos que formam a fábula acima citada. Segundo a professora, os alunos acharam interessante a atividade, porque a organização das ideias de um texto é fundamental para que o sentido seja completo.



A professora Angela também trabalhou com o gênero textual fábula. Ela explorou "A assembleia dos ratos". Segundo o relato da cursista, o trabalho não alcançou o resultado esperado, porque muitos alunos não conseguiram ordenar o texto de maneira lógica, coerente. Mas, no momento da socialização, surgiram comentários pertinentes em relação ao trabalho, tais como:
  • a atividade parece um quebra-cabeça;
  • quando a frase acaba com dois pontos, a próxima provavelmente iniciará com travessão;

  • a moral da fábula aparece no final.

As professoras Marisa e Noemi escolheram a notícia "Acidente de trânsito deixa motoqueiro gravemente ferido na serra" - Jornal A semana do município de Capinzal. De maneira geral, os alunos conseguiram organizar o texto na sequência original. De acordo com as cursistas, apresentaram dificuldades na atividade os alunos que não fizeram um leitura atenta do texto.



Professora Marisa desenvolvendo a proposta do Gestar



Na CNEC, a professora Marta iniciou a atividade colando pedaços embaralhados na parede do texto "Como se fosse dinheiro" de Ruth Rocha.Os alunos reorganizaram o texto lendo e relendo suas partes. Após várias tentativas, conferiram a numeração das partes de texto com o original e concluiram que todo texto deve ter coerência e coesão, utilizando corretamente as ideias de modo que estas sigam uma ordem cronológica e, ainda assim, seja original.


Já a professora Alessandra desenvolveu as atividades referentes ao emprego da "negação" na construção do texto. De início, a professora-cursista apresentou para as turmas de 7ª séries frases na forma afirmativa e negativa. Discutiu com as classes se o sentido permaneceu nas duas formas.


Em seguida, apresentou para as turmas o texto "Dona Custódia" de Luis Fernando Veríssimo. Após a exploração dele, cada aluno fez a descrição de Dona Custódia usando o recurso da "negação" nas orações. Depois, ilustraram um dos momentos do texto. Os alunos tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre a negação, relação lógica que representa a exclusão, a rejeição de possibilidade de uma informação, um fato ou ideia.
Algumas descrições de Dona Custódia:





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