quarta-feira, 8 de julho de 2009

Relatório IV

Cada professora-cursista optou por um avançando na prática de acordo com suas preferências e expectativas. Dessa forma, foram realizadas as três atividades propostas na unidade 16 do TP4 - Leitura e Processos de escrita.
A "Aula diferente" proposta por uma das seções foi aplicada em turmas de 5ª, 6ª e 8ª série. Segundo o relato das professoras que aplicaram a atividade com as 5ª e 6ª séries, observaram que os alunos gostaram da atividade pelo fato de contemplar o seu dia-a-dia. O momento da conversa em grupo foi um pouco agitado, pois todos queriam participar no primeiro instante. Em seguida, as professoras solicitaram para que anotassem as atividades realizadas no caderno.
A professora Vanuza construiu com as turmas de 6ª série um gráfico para demonstrar quais as atividades mais desenvolvidas pelos alunos no período em que não estão na escola.

Atividade - Gráfico:








Percebe-se pelo gráfico que os alunos ficam bastante tempo no computador, outros optaram pela prática de esporte e frequentam escolinhas.
A maioria escreveu um fato engraçado que vivenciou.
Quanto às 8ª séries que também desenvolveram essa atividade, a professora Izolete relatou que o primeiro momento foi bastante tumultuado, pela conversa dos alunos já que as 8ª séries possuem mais de 30 alunos. Na hora da produção, a professora percebeu que os alunos tiveram dificuldade em escrever sobre os temas do cotidiano. Segundo a professora, muitos adolescentes não gostam de falar e escrever sobre eles próprios. Nas redações produzidas, muitos alunos escreveram sobre os outros ou sobre o tema amizade. Eles mantiveram distância do tema da proposta de redação: o relato do que fazem no dia-a-dia.
Alguns textos:
































































Outro "Avançando na prática" foi realizado com as turmas de 6ª, 7ª e 8ª série foi o da seção 2. A proposta é a produção de um texto em homenagem à cidade natal.
Inicialmente, as professoras Alessandra e Marta analisaram com os alunos os anúncios feitos pela Universidade Metodista de São Paulo e pela Americam Airlines, publicados no jornal Folha de São Paulo, em 25 de janeiro dce 2004. Anúncios que homenageavam os 450 anos da cidade de São Paulo.
Como segunda etapa, as professoras solicitaram uma pesquisa sobre a cidade de Capinzal: colonizadores, pontos turísticos, curiosidades e principais fontes econômicas.
As professoras classificaram a socialização da pesquisa como rico e interessante. A professora Alessandra destacou que alguns alunos acabaram envolvendo os pais nessa busca por informações sobre o município. Foi o caso da aluna Alícia que fotografou locais antigos do município:"Minha mãe me apoiou muito, me levou até o local e ela também se surpreendeu com a beleza da casa ... é surpreendente, dá emoção ao ver os detalhes antigos, é uma verdadeira relíquia para a sociedade capinzalense..." (depoimento da aluna Alícia).
As cursistas classificaram a atividade como positiva, mas destacaram que nem todos os alunos conseguiram concretizar as informações aprendidas no momento da criação do anúncio homenageando a cidade.

Fotos dos anúncios produzidos pelos alunos:

















































A professora Marta desenvolveu também a produção pedida na seção 3. Segundo a cursista, os alunos trouxeram uma variedade de fotos de animais em extinção. Conversaram sobre ecologia e biodiversidade. Após, leram o texto "Sempre em boa companhia" e discutiram as ideias presentes nele.
Em seguida, os alunos completaram com suas ideias o texto "Um dia no zoológico", criado pela professora.
Na sequência, os alunos criaram cartões postais para alertar as pessoas para proteger os animais.
Foi uma atividade bastante interessante. Segundo a professora, os alunos mesmo com o término da atividade, continuam fazendo a troca de cartões e distribuindo para outros alunos.
Cartões produzidos pelos alunos da Cnec:







































A socialização das atividades acima citadas foi bastante diversificada o que enriqueceu mais uma vez esse encontro do curso Gestar. Foi uma troca de experiências valiosa, pois as professoras se empolgaram com os resultados das colegas e sentiram-se motivadas para desenvolverem as atividades que não tinham escolhido para acrescentar no planejamento delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário