quinta-feira, 25 de junho de 2009

Orientações para o relatório

relatório. 1. Narração ou descrição oral ou escrita, ordenada e mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou. 2 Exposição das atividades de uma administração ou duma sociedade. 3. Exposição e relação dos principais fatos colhidos por comissão ou pessoa encarregada de estudar determinado assunto. 4. Exposição dos fundamentos de um voto ou de uma opinião. 5. Exposição prévia dos fundamentos de uma lei, decreto, decisão, etc. (FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992).





Relatório, como se percebe pelo dicionário, é sinônimo de relato. Trata-se de uma narração do que se passou, do que foi observado. Neste sentido, é o contrário do projeto, que fala do que ainda será, que propõe um plano de trabalho para o futuro. O relatório se debruça sobre o passado e menciona o que aconteceu.
Dessa forma, relatório é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou de experiências, através de uma linguagem especial, narrando, descrevendo e dissertando. Deve ter ordem lógica de modo a auxiliar o raciocínio do leitor e levá-lo à leitura sem tropeços nem embaraços. É, geralmente, acompanhado de documentos demonstrativos, tais como: tabelas, gráficos, dados estatísticos, textos complementares, fotografias e outros.
Um relatório deve ser redigido de forma impessoal, num tempo verbal passado e indicar com clareza todo o desenvolvimento do trabalho: todas as observações, conclusões e críticas.
Ressalta-se que a impessoalidade contribui grandemente para a objetividade do trabalho. O emprego do pronome “se” é o mais adequado para mantê-la: “procedeu-se”; “buscou-se tal coisa”; “realizou-se...”, etc. Outro recurso na redação consiste em usar formas como “tal informação foi obtida”; “ o procedimento adotado”, entre outros. Expressões como “o meu trabalho”; “eu acho”; “eu penso”; “em minha opinião” etc., devem ser evitadas, por apresentarem conotação de subjetividade. Usa-se de preferência “este trabalho”; “no presente trabalho”.
Sendo assim, deve-se empregar linguagem objetiva, denotativa, isto é, cada palavra no seu sentido próprio, referencial sem dar margens a outras interpretações ou ambiguidades. Aconselha-se o uso de frases curtas e claras, na ordem direta, com vocabulário adequado,. Por isso, devem ser evitados os períodos longos, as palavras inúteis, os detalhes desnecessários, os adjetivos solenes e pomposos.
É muito importante saber, também, que, para se evitarem as lacunas e falhas no pensamento, usam-se palavras ou frases de transição e referência. Nestas frases, selecionam,-se palavras que mostrem a relação entre as idéias que se deseja unir. Palavras como entretanto, portanto, finalmente, estabelecem um tipo de relação definida. Se empregadas oportunamente, dão coerência ao texto; se empregadas exageradamente, a redação perde sua ênfase.Assim, as palavras e frases de transição e referência servem de orientação entre as novas idéias e as já expostas em parágrafos anteriores.
Em suma, deve-se contemplar no relatório o público-alvo (perfil), a situação-problema e/ou atividade trabalhada, as metodologias utilizadas, as possíveis soluções e os resultados obtidos (facilidades e dificuldades). E, por último, a observação final sobre todo o processo realizado no “Avançando na prática” ou na “Transposição Didática”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário