quarta-feira, 8 de julho de 2009

Relatório V

O grupo de cursistas realizou o "Avançando na prática" das seções 1 e 3.
O objetivo do trabalho com tiras e histórias em quadrinhos é propiciar o desenvolvimento de habilidades que permitam a construção da coerência textual.
Já de início as cursistas afirmaram que a atividade foi prazerosa. O gênero escolhido faz parte das preferências dos alunos. O exercício foi desenvolvido com as turmas de 5ª e 6ª séries da rede municipal e particular.
A maioria dos alunos aproximou-se da versão original e produziu textos coerentes entre si e com o contexto mostrado na sequência das imagens. Um ponto ressaltado pela professora Marisa é que alguns alunos ao escreverem nos balões de uma HQ de Chico Bento, pediram se podiam registrar as falas dele de acordo com o dialeto do menino. Tal fato demonstra o conhecimento prévio dos alunos em relação ao personagem.

Histórias em quadrinhos trabalhadas:





Versões - alunos:







As professoras Miriam e Angela salientaram que no momento da comparação entre a HQ original e a produzida, alguns alunos se surpreenderam com o final dado pelo quadrinista. Eles realizaram alguns comentários sobre o desfecho da história:"eu nunca imaginava isso", "estava na cara e eu não descobri", entre outros.
As professoras afirmaram que o trabalho com as histórias em quadrinhos teve êxito já que o imaginário foi despertado e os alunos escreveram de maneira livre e tinham afinidades com esse gênero textual.
Quanto à atividade da seção 1, o exercício de raciocínio para o desenvolvimeto de habilidades de procurar pistas que tornam uma imagem coerente, foi desenvolvida com turmas de 6ª série.
As professoras optaram pelo quebra-cabeça com palavras que formam orações. Segundo o relato das cursistas, a atividade foi bem aceita e poucos alunos não conseguiram ordenar a oração trabalhada. A professora Vanuza trabalhou com o provérbio "Em terra de cegos, quem tem olho é rei." e com o trava-língua "Essa pessoa amassa e assa a massa da paçoca de amendoim.".

Alguns momentos do "Avançando na prática":








Nenhum comentário:

Postar um comentário