terça-feira, 7 de julho de 2009

Relatório III

O Tp4 aborda um tema bastante significativo: cidades.
O trabalho com esse tema oportunizou momentos para despertar nos alunos olhares sobre as paisagens, os ambientes, os modos de vida em nossas cidades. E ainda, a cidade que temos, a cidade que queremos.
Nessa terceira socialização de relatórios, as professoras-cursistas estavam empolgadas e realizadas com o desenvolvimento e resultado das atividades.
Como atividade de pré-leitura, as professoras iniciaram apresentando apenas o título do poema "Cidadezinha qualquer" de Carlos Drumonnd de Andrade. Questionados quanto ao sentido do título, os alunos afirmaram que trata-se de uma " cidade pequena", "insignificante", "não tem muitas diversões", "sem graça", "é pacata", entre outros comentários.
Dando sequência, o poema foi apresentado para as turmas. Muitos alunos só conseguiram dar vida a ele a partir da leitura feita pela professora. Nesse momento, elas destacaram que aproveitaram a ocasião para ressaltar a importância de uma leitura bem feita para que o poema tenha sentido e vida.
A professora Alessandra que desenvolveu a atividade com as turmas de 7ª série, relatou que destacou em sua leitura a entonação e sentimento ao declamar. Os alunos acabaram batendo palmas e comentaram que o poema ganha vida quando é lido com sensibilidade. Em seguida, os alunos também prepararam uma leitura do poema. Eles participaram com entusiasmo.


Alunos da 7ªsérie -Praticando a leitura do poema
Escola Municipal Viver e Conhecer

As professoras exploraram as ideias apresentadas em cada verso relacionando-as ao título. Os alunos também conheceram a biografia do autor do poema.
Após a compreensão do poema, as professoras oportunizaram outros textos sobre o tema cidade, entre eles: "Paraíso" de José Paulo Paes, "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias e "Cidadezinha" de Mário Quintana.
A partir das leituras e debates feitos dos textos, os alunos perceberam como os autores escrevem sobre o tema cidade. Nessa etapa, foram instigados a pensar, a refletir sobre a cidade onde moram, aspectos positivos e negativos.
Para finalizar a atividade, os alunos produziram poemas sobre a cidade onde moram.
A professora Marta trabalhou com a 8ª série da Cnec e optou pela produção de um poema coletivo. A turma passou a limpo em um cartaz.




Alguns poemas:










































































Segundo o grupo, a atividade foi de grande importância, pois além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, os alunos puderam refletir sobre o lugar onde vivem. Foi também um momento oportuno para superar dificuldades na criação de poemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário