terça-feira, 13 de outubro de 2009

Relatório IX - Discussão e Dramatização


Cada cursista desenvolveu a atividade de acordo com o seu interesse e planejamento bimestral. Dessa forma, todas as sequências didáticas das seções da Unidade 2 do TP1 foram aplicadas.
De acordo com as cursistas, Angela, Mirian e Noemi que realizaram a atividade da seção 1, o trabalho aplicado com turmas de 5ª série foi bastante significativo, pois os alunos tinham experiências para relatar.
O tema abordado pelos textos "O menino Maluquinho" de Ziraldo e "Por que seus pais estão se divorciando" de César Tozzi (tradução) provocou muito debate e alguns depoimentos chocantes de alunos que geralmente não participam oralmente, mas sentiram-se motivados pelo tema "divórcio" e defenderam opiniões e experiências difíceis.
Os alunos destacaram que:
  • Os pais podem superar, mas os filhos não.
  • Os filhos sofrem com as brigas físicas.
  • O diálogo deve acontecer mais na família.
Segundo as professoras, o tema é polêmico e todos queriam opiniar sobre ele. Foi um momento bastante oral, de discussão de ideias e troca de experiências entre os alunos.
As professoras Marisa e Vanuza desenvolveram a sequência didática da seção 3 com alunos de 6ª e 7ª série. As cursistas relataram que o trabalho reflexivo sobre a oralidade em sala de aula foi muito produtivo.







A professora Marisa separou os alunos em grupo de acordo com as preferências deles. As perguntas estavam organizadas em fichas.












A cursista destacou que os alunos tiveram dificuldades com as palavras interlocutores e berlinda. Além disso, os alunos afirmaram que ouvem até o final se o assunto é interessante, senão "rola" uma conversa paralela. Quanto às inadequações da linguagem do interlocutor, gostam de interagir, pois acreditam que seja uma forma de auxiliar o colega.



A professora Vanuza também trabalhou com esta atividade e aproveitou as respostas dos alunos para a confecção de gráficos. A atividade foi aplicada com a 6ª série. A professora inciou a aula com uma auto-avaliação sobre como agem quando são interlocutores e ouvintes.Para cada pergunta feita, os alunos escreviam a frequência feita em cada situação (sempre, às vezes, raramente ou nunca). A cursista afirmou que nem todos foram sinceros nas respostas dadas. Em seguida, a turma fez os gráficos e analisaram o perfil da turma em relação à oralidade.Ela aproveitou momento e trabalhou com dicas sobre oralidade.Aspectos explorados:
  • naturalidade;
  • pronúncia das palavras;
  • intensidade da fala;
  • ritmo adequado;
  • gramática e vocabulário
  • postura física.



Professora Vanuza apresentando o relatório



As professoras Marta, Alessandra e Izolete optaram pela seção 2.

A professora Alessandra destacou que o poema "O caso do vestido" de Carlos Drumonnd de Andrade chamou muito a atenção dos alunos de 7ª série. As turmas gostaram do texto e demonstraram interesse pela proposta de trabalho.

Inicialmente, foi realizado uma leitura individualizada e outra "dialogada" com os personagens identificados. As discussões e interpretações aconteceram . Quanto ao entendimento do texto, alguns alunos acharam difícil, pois as palavras são complicadas, diferentes das atuais. Já outros afirmaram que apesar do vocabulário rebuscado, a situação apresentada no poema persiste até hoje. Aos poucos, com a discussão, os alunos conseguiram fazer uma análise mais profunda.

Em seguida, os alunos foram desafiados a dramatizar o texto. Alguns grupos apresentaram o texto na íntegra e outros apresentaram uma possível continuação do poema de forma trágica ou cômica.


Alunos 7ª série - Viver e Conhecer







Alunos 8ª série - CNEC



As professoras Izolete e Marta realizaram o trabalho com turmas de 8ª série. Elas exploraram o texto "O casamento dos pequenos burgueses" de Chico Buarque.

Elas destacaram que a música estudada é de qualidade e que os alunos aprenderam a apreciá-la. Eles também tiveram dificuldades quanto ao entendimento de alguns versos e foi necessária a intervenção do professor.Alguns dramatizaram o orginal e outros grupos apresentaram uma paródia do texto.

De modo geral, as sequências didáticas propostas no Tp1 alcançaram êxito e a oralidade de nossos alunos foi ampliada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário