Cada cursista desenvolveu a atividade de acordo com o seu interesse e planejamento bimestral. Dessa forma, todas as sequências didáticas das seções da Unidade 2 do TP1 foram aplicadas.
De acordo com as cursistas, Angela, Mirian e Noemi que realizaram a atividade da seção 1, o trabalho aplicado com turmas de 5ª série foi bastante significativo, pois os alunos tinham experiências para relatar.
O tema abordado pelos textos "O menino Maluquinho" de Ziraldo e "Por que seus pais estão se divorciando" de César Tozzi (tradução) provocou muito debate e alguns depoimentos chocantes de alunos que geralmente não participam oralmente, mas sentiram-se motivados pelo tema "divórcio" e defenderam opiniões e experiências difíceis.
Os alunos destacaram que:
- Os pais podem superar, mas os filhos não.
- Os filhos sofrem com as brigas físicas.
- O diálogo deve acontecer mais na família.
A cursista destacou que os alunos tiveram dificuldades com as palavras interlocutores e berlinda. Além disso, os alunos afirmaram que ouvem até o final se o assunto é interessante, senão "rola" uma conversa paralela. Quanto às inadequações da linguagem do interlocutor, gostam de interagir, pois acreditam que seja uma forma de auxiliar o colega.
- naturalidade;
- pronúncia das palavras;
- intensidade da fala;
- ritmo adequado;
- gramática e vocabulário
- postura física.
Professora Vanuza apresentando o relatório
As professoras Marta, Alessandra e Izolete optaram pela seção 2.
A professora Alessandra destacou que o poema "O caso do vestido" de Carlos Drumonnd de Andrade chamou muito a atenção dos alunos de 7ª série. As turmas gostaram do texto e demonstraram interesse pela proposta de trabalho.
Inicialmente, foi realizado uma leitura individualizada e outra "dialogada" com os personagens identificados. As discussões e interpretações aconteceram . Quanto ao entendimento do texto, alguns alunos acharam difícil, pois as palavras são complicadas, diferentes das atuais. Já outros afirmaram que apesar do vocabulário rebuscado, a situação apresentada no poema persiste até hoje. Aos poucos, com a discussão, os alunos conseguiram fazer uma análise mais profunda.
Em seguida, os alunos foram desafiados a dramatizar o texto. Alguns grupos apresentaram o texto na íntegra e outros apresentaram uma possível continuação do poema de forma trágica ou cômica.
Alunos 7ª série - Viver e Conhecer
Alunos 8ª série - CNEC
As professoras Izolete e Marta realizaram o trabalho com turmas de 8ª série. Elas exploraram o texto "O casamento dos pequenos burgueses" de Chico Buarque.
Elas destacaram que a música estudada é de qualidade e que os alunos aprenderam a apreciá-la. Eles também tiveram dificuldades quanto ao entendimento de alguns versos e foi necessária a intervenção do professor.Alguns dramatizaram o orginal e outros grupos apresentaram uma paródia do texto.
De modo geral, as sequências didáticas propostas no Tp1 alcançaram êxito e a oralidade de nossos alunos foi ampliada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário