O grupo do Gestar desenvolveu a aula nº 8 do AAA1.
Em duplas, as cursistas discutiram o texto "Falar mal, o caminho da exclusão" de Gilberto Dimenstein e os comentários de Evanildo Bechara, Maria Thereza Fraga Rocco e Márcia Regina Hipólito.
Depois, cada dupla apresentou para o grande grupo o seu ponto de vista sobre o assunto enfocado nos textos.
Ideias destacadas pelas cursistas:
- em se tratando de língua, não existe certo ou errado;
- há variedades linguísticas;
- cada indivíduo utiliza, na sua vida diária, um tipo de "língua" para conversar com pessoas mais íntimas e outro para se dirigir a alguém menos próximo;
- as línguas variam no tempo e no espaço;
- o que existe é o adequado e o não adequado de acordo com a situação.
Cabe lembrar que:
O domínio da língua tem estreita relaçao com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói conhecimento. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.
(PCN/1997)
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