quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Volta às aulas - 2ª etapa do Gestar




No retorno aos encontros do Gestar II de Língua Portuguesa, realizei uma parada reflexiva sobre o desempenho das cursistas na primeira etapa do curso.

Para mim, a avaliação deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos estudados, às habilidades desenvolvidas. Uma ação que além de identificar os avanços e as dificuldades dos educandos, é a base para os próximos passos nesse processo.

Assim, avaliar sempre é uma tarefa complexa, exige o olhar atento do professor nas diferentes situações.

Avaliar as cursistas, colegas de trabalho, também é algo difícil.

A equipe do Gestar de Língua Portuguesa discute conceitos, troca ideias, escreve textos, analisa os resultados obtidos com os alunos, enfim, interage e aprende. No entanto, percebi que era necessário dar um retorno a elas da primeira etapa do curso.

Então, na carteira de cada cursista, coloquei os relatórios corrigidos com uma pequena avaliação descritiva de cada professora.

O texto foi impresso em uma folha colorida, porque selecionei uma cor para cada cursista de acordo com a participação de cada uma no decorrer dos encontros.








Essa parada foi importante para o grupo e destaco dois comentários das cursistas sobre a atividade:


Participar do Gestar, incentivou-me a criar e perceber-me como estudante. Portanto, colocando-me em outras posições, vejo o quanto é importante valorizar os detalhes, as produções criadas pelos nossos alunos. A afetividade entre professor e aluno fortalece as relações. Uma palavra de estímulo ou um elogio marca profundamente uma existência ou mesmo um processo criativo. (Alessandra)


É muito gratificante perceber o texto corrigido, com observações e marcado, mesmo com caneta vermelha porque você percebe que alguém leu e dedicou tempo a entender o que foi escrito. Valoriza o seu trabalho. (Izolete)


A atividade foi acompanhada pela coordenadora do Gestar II, professora Veranice Maria Lovatel.
Enfim, foi um momento bastante significativo para todas as professoras do GESTAR II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário