sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Oficina VIII - O que lemos?


A oficina deste encontro contemplou o tema "Leitura" ( Aula 1 do TP6).



Para iniciar a tarde de estudo, a primeira atividade da oficina foi a leitura do texto abaixo:

LIVRO: A TROCA

Pra mim, livro é vida; desde muito pequena os livros me deram casa e comida. Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro. De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras. Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação. Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim cheia me levava prá morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava. Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que - no meu jeito de ver as coisas - é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava. Mas como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei de um dia alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra - em algum lugar - uma criança juntar com outros e levatar a casa onde ela vai morar.

Lygia Bojunga Nunes

É um texto fantástico! A autora escreve a experiência dela com os livros: os primeiros contatos, as brincadeiras, a leitura de imagens, a descoberta das palavras, enfim, o crescimento dela como leitora e o surgimento da escritora.
Após alguns comentários sobre o texto lido, as cursistas relataram suas experiências com o mundo da leitura. Algumas perguntas nortearam essa conversa, entre elas:
  • Como foi seu encontro com a literatura, o mundo das histórias?

  • Que livros despertaram o seu interesse pela leitura?

  • Qual é a primeira história de "Era uma vez..." que você lembra de ter escutado na vida?

  • O que você faz para despertar o gosto pela leitura em seus alunos?







Para finalizar a oficina, cada cursista produziu a sua história de leitura e a experiência de falar esse assunto na escola.























Percebi pelo debate e socialização dos textos que algumas cursistas começaram cedo a trilhar o caminho para o mundo da leitura; outras, um pouco mais tarde. Mas, o importante é que descobriram esse mundo e são bons exemplos para para seus alunos.

























Com esta oficina, nós constatamos mais uma vez que os leitores podem nascer de muitas formas. No entanto, o desenvolvimento do interesse e hábito pela leitura se faz num processo constante que se inicia com a família, reforça-se na escola e continua ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário