quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Relatório VII - Gênero Textual: REPORTAGEM

A sequência didática contemplada foi a produção de uma reportagem (TP 6, Unidade 22, Seção 3).
O trabalho com a diversidade textual sempre é enfocado nos nossos TPs. Desta vez, a reportagem é o centro de nossas ações educativas. A reportagem pode ser considerada a própria essência de um jornal e difere da notícia pelo conteúdo, extensão e profundidade. A notícia conta o fato. Ela vai além: partindo da própria notícia, apura as origens do fato, suas razões e efeitos.
O plano apresentado no TP sugere como ponto de partida o tema "Carnaval". Na troca de ideias, as professoras optaram pela mudança de tema já que o Carnaval não é algo significativo na nossa comunidade.
O trabalho foi realizado com os alunos de 6ª série. As cursistas iniciaram com o estudo da reportagem "A melhor história de férias" de Ana Holanda. Em seguida, exploraram as particularidades deste gênero textual (lide, citações, comentários, fotos, legendas, manchete, entre outros).
Os alunos também buscaram outros exemplos de reportagens em jornais e revistas.Depois, socializaram com os colegas o tema abordado e os elementos presentes nela.
Em grupos, produziram uma reportagem.Os temas escolhidos foram:
  • Olezal;

  • História da Escola;

  • Importância do Inglês;

  • Leitura.

O tema mais escolhido foi "Olezal" por tratar-se de uma competição esportiva entre as escolas de nosso município.

O grupo que trabalhou com o tema leitura destacou-se dos outros, pois conseguiu entrevistar a escritora catarinense Eloí Bochecco.

Segundo as cursistas, nem todos os grupos atingiram o objetivo proposto, pois não produziram um texto com as características específicas da reportagem. Conclusão: o trabalho será retomado para que os alunos possam revisar o texto e adequá-lo à proposta.

Algumas apresentações dos grupos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário