terça-feira, 23 de junho de 2009

Relatório I - TP3

O "Avançando na prática" escolhido pelo grupo foi o da Unidade 10 (seção 2). A proposta de trabalho é o estudo (comparação, exploração) de uma letra musicada e um poema, ambos sobre o mesmo tema.
Segundo o relato das cursistas, a atividade foi bem aceita nas diferentes séries em que foi aplicada.
As professoras que desenvolveram a atividade com turmas de 5ª série destacaram que a música escolhida "Meu país" de Zezé di Camargo e Luciano não despertou tanto a atenção dos alunos quanto o poema "Brasil de Todos" de Stefany Christina Tomas Braz (aluna de 10 anos). As razões encontradas de acordo com os próprios alunos para tal escolha foram:
  • o ritmo da música não é aquele que eles apreciam;
  • o poema apresenta um vocabulário mais simples;
  • os alunos identificaram-se com os sonhos do eu-poético.

Em algumas turmas de 6ª série, desenvolveu-se esse trabalho com o estudo de uma música gospel e um trecho da bíblia. No início, a professora colocou a sua expectativa sobre a reação dos alunos já que a escolha não foi usual. Segundo ela, os alunos afirmaram que gostaram mais da música e acharam o texto mais cansativo. Eles também colocaram que o ritmo, a melodia, o refrão da música são elementos que tornam a canção mais chamativa e desperta a emoção.

Outra professora também desenvolveu numa turma de 6ª série. Porém, é uma turma "especial" ( alunos repetentes, fora da idade). Ao trabalhar a música "Bola na rede" de Skank e o texto "Quem inventou o futebol" , os alunos apresentaram dificuldades na hora de estabelecer relações entre os textos. Apesar das dificuldades, o trabalho foi bem aceito, porque o tema dos textos "Futebol" faz parte da vida desses alunos (a turma é composta por meninos). Mais uma vez, a música foi o gênero textual mais significativo para os alunos.

Já nas turmas de 8ª série, as professoras optaram pelo trabalho com a música "Monte Castelo" de Renato Russo e o soneto de Camões sobre o amor. No início do trabalho, as meninas foram mais receptivas e demostraram mais emoção, enquanto os meninos foram mais "fechados". A maioria não conhecia a música, mas gostaram dela, poucos acharam o ritmo muito calmo . Em seguida , os alunos observaram a letra da música e a compararam com o soneto de Camões. Foram questionados sobre a estrutura dos gêneros textuais e disseram que ambos possuem a mesma estrututura de versos e estrofes. Além disso, perceberam os versos de Camões na música e também como ele musicou os versos da bíblia, encaixando com perfeição nas ideias da música. Questionados também se havia poesia nos textos, responderam que ambos - poema e música- possuem poesia e literariedade. Alguns acrescentaram que em algumas músicas não há poesia e nem conteúdo.

As cursistas destacaram que alguns acharam mais agradável ouvir a música, mas a maioria disse que tanto faz a forma, o importante é a beleza dos versos e a mensagem transmitida.

Além disso, os alunos relacionaram a temática do homem e a dialética do amor ("contentamento descontente") com o conteúdo estudado na disciplina de história sobre o renascimento. Eles falaram sobre o hedonismo - quando os renascentistas retravam o homem em sua beleza e sentimentos contraditórios.

Segundo as professoras, a análise feita iria muito mais longe , relacionando com as experiências dos próprios alunos sobre o tema, que chamou mais a atenção do que a forma. E ainda, os textos clássicos tanbém são apreciados pelos alunos quando apresentados de maneira mais agradável como na música, que é algo do cotidiano deles.

Enfim, independente da série, foi um trabalho bastante rico e atrativo. As professoras aproveitaram o momento para mostrar aos alunos características dos gêneros textuais estudados e a importância de se conhecer outros ritmos de músicas e perceber a beleza dos poemas.

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